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segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aulas Fora


Dois alunos pesquisarão conteúdo para o tópico "Aula-fora" do blog do grupo. Esse conteúdo precisa abranger aspectos pertinentes às aulas que são dadas fora de sala. Podem ser aulas feitas nos estudos do meio e até mesmo aulas que preveem a saída da sala para passeios a pé pela rua da escola, por exemplo. O importante aqui é apresentar quais as finalidades de uma aula dada do lado de fora da sala, como preparar um evento desses, quais os principais procedimentos, o que deve ser levado em conta, quais as sugestões de visitas fora do espaço escolar, como organizar uma saída com a turma, como preparar os alunos para isso, como trabalhar com os conteúdos na volta de uma aula-fora, entre outros. Lembrem-se de citar as fontes e os respectivos links dos conteúdos selecionados, obedecendo aos critérios dos direitos autorais.
Resposta :
A aula dada fora da escola tem como objetivo despertar na criança o interesse por um determinado assunto saindo do tradicional que são as aulas apresentadas em sala onde independente do tema, ou seja, que aconteçam em ambientes diferenciados, mais dinâmicos, prazerosos e, sobretudo de constante alegria.
Devemos no atentar para os preparativos dessas aulas como definir o tempo para a realização dessa aula, quantos alunos participaram, o lugar a ser visitado e o tempo para chegar a esse lugar.
Elaborar uma lista com os nomes desses alunos e as devidas autorizações para o passeio, a quantidade de lugares disponíveis no ônibus e quando professores e ajudantes participaram desse evento.
Passar todas as orientações um dia antes desse passeio como: horário e local que sairá esse ônibus, nomes das pessoas encarregadas da organização e o horário de chegada para que os alunos possam avisar o país com a devida assinatura deles de ciente.
Quando retornar do passeio preparar uma discussão em sala dos pontos importantes dessa visita e realizar uma atividade escrita onde o tema esteja inserido nessa atividade.


EXEMPLO DE UMA AULA FORA


Local : Museu de Osasco




www.prefeitura.osasco.sp.gov.br/restrito/conteudo.aspx?s=5&c=102
museudeosasco.blogspot.com

educacao.uol.com.br/planos...aula/.../historia-do-brasil-museu-e-historia


Quantidade de alunos :
Horário de saída :
Horário de chegada :
Aula durante a visita :
Ano de fundação deste município;
Fotos de pontos principais da cidade como;
E toda a história de Osasco através de fatos, fotos e ilustrações.


PLANO DE AULA


INTRODUÇÃO


Sabemos que sempre no conteúdo a importância de se incluir a visita a museus, pois é fundamental que saibamos a história da região onde moramos .
O professor poderá fazer uma relação do museu e a história de cada família e como podemos saber sobre fatos que acontecem mesmo antes de nascermos.
A relação poderá ser lembrada por alguns exemplos e também abordar os fatos mais importantes que encontraram durante a visita ao museu.
O professor deve também valorizar esse tipo de visita, já que no Brasil não existe grande reconhecimento da relevância dos museus como instrumentos didáticos. É importante enfatizar toda a complexidade que envolve a construção de um espaço como esse.
Para os alunos terem especial interesse em conhecer os museus é importante que desvendem mais do que as peças neles encontradas. Devem compreender suas relações, as razões de suas escolhas, enfim, analisar a sua complexidade.
OBJETIVO

Envolve-los no significado e importância do Museu e suas histórias e fazer uma ponte com as próprias histórias de sua família.

ESTRATÉGIA

1) Sem que seus alunos saibam para que serão usados os materiais pedidos na aula, peça que tragam um objetos ou foto que escolheriam para contar a história de sua família
2) Em sala, peça que escrevam um pequeno relato sistematizando a história de sua família usando os objetos que foram trazidos.
3) Depois de formulados os relatos, peça que alguns alunos contem a seus colegas os relatos que produziram e usem os objetos para retomar suas histórias.
4) Durante as apresentações dos alunos, faça perguntas como: "Você escolheu fatos para serem contados e considera que outros fatos também importantes deixaram de ser contados?", "Você acha que todos em sua família têm estes momentos na memória?", "Acha que eles marcaram outros membros da sua família tanto quanto você?", "Depois que terminou de escrever este relato, lembrou de algo considerado importante que não foi relatado?".
5) Depois disso, explicite que o tema da aula é a relação entre museu e história. Pergunte se os alunos conseguem relacionar as atividades com o que sabem sobre um museu. A partir de suas respostas, apresente os objetivos da aula e trabalhe cada um deles com as informações fornecidas pelos alunos que apresentaram seus relatos. Mostre que um museu serve para buscar respostas a questões do presente, assim como os fatos históricos estudados em história. Deixe claro que ele não é, como muitos pensam, um local onde se guardam "coisas velhas".
Atividades
1) Peça que os alunos façam com seus familiares a mesma atividade desenvolvida em sala. Ou seja, que três objetos sejam escolhidos e que os parentes contem a história da família a partir deles.
2) Peça que anotem se os objetos escolhidos foram comuns ou diferentes, se algum fato apareceu em mais de um relato, se algum fato foi visto de maneira diferente, enfim, que comparem seus relatos pessoais com os dos familiares. Tal comparação deve ser retomada em sala de aula para que apresentem suas descobertas. Além disso, os alunos devem explicar aos familiares (depois da atividade ser realizada) o que estão estudando e qual o sentido da pesquisa. Deste modo, a família se envolve e pode aprofundar as análises com os alunos.
Sugestões
Este tipo de estudo pode servir para a compreensão de qualquer museu e também para a análise do tratamento de seus acervos. Este trabalho pode ser efetuado depois de uma visita. Entretanto, se for desenvolvido antes dos estudos no museu, os alunos podem se interessar ainda mais pela experiência. Além disso, suas pesquisas sobre o museu em análise podem parecer ainda mais significativas.
Talvez o museu a ser visitado não demonstre tamanha preocupação com os aspectos estudados. Isso não é prejudicial ao trabalho; ao contrário, possibilita a reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico no Brasil.

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